Índice

Índice. 1

1.     Introdução. 2

2.     O que é o DreamWeaver e para que serve ?. 3

3.     Como funciona o DreamWeaver  ?. 3

Requisitos de Sistema Operativo. 3

Desenvolvimento de Web Sites no Dream Weaver 4

4.     Potencialidades do DreamWeaver. 5

5.     Quais as suas Aplicações Práticas?. 7

6.     Resultado Finais do uso deste tipo de Ferramentas. 7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.   Introdução

 

A Internet está cada vez mais, divulgada, o numero de utilizadores segundo estatísticas, tem crescendo de uma forma fascinante, ao longo destes  últimos 10 anos, num curto espaço(1993 a 1996) de tempo o numero de utilizadores da Internet passou de 2 milhões de computadores ligados para 9,5 milhões, o comércio  electrónico, tão falado hoje em dia passou a ser incarado, para as empresas como um meio lucrativo e estratégico, não só pela quantidade de utilizadores, que frequentam a Web, mas também por questões de acessibilidade, e divulgação de informação, de produtos e de todos os géneros de bem relacionados que possamos imaginar.

A simplicidade de acesso e consulta  é um dos aspectos que tornam a Web num mundo cada vez maior, deste modo tornou-se preocupação fundamental, satisfazer os requisitos cada vez mais exigentes em relação à Informação  que é  disponibilizada, de forma a poder oferecer ao utilizador um leque de informação diversificada, e fundamentalmente correcta, desta forma, tem se vindo a  desenvolver metedos e   ferramentas que possibilitem o desenvolvimento, rápido, rigoroso e cada vez mais criativo de sites. O DreamWeaver é uma dessas ferramentas, que conjugando um conjunto de outras ferramentas permitem o desenvolvimento rápido e simples de sites.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.   O que é o DreamWeaver e para que serve ?

É uma ferramenta informática que permite a construção de websites profissionais disponibilizando para tal poderosos aplicativos para a Internet. Pode-se trabalhar em um único ambiente para criar, disponibilizar e gerênciar websites e aplicativos para a Internet. Permite a obtenção de  ferramentas visuais de layout, permite o desenvolvimento veloz de aplicativos para a Web. Amplo suporte para edição de código. Tudo isso em uma única solução, completa e integrada: o DreamWeaver MX. O DreamWaver encontra-se no topo de ferramentas  para o desenvolvimento, com suporte a XML, que inclui edição, validação e esquemas de importação. Permite facilmente a introspecção de serviços Web baseados em XML em ColdFusion e Java.          Permite garantir a conformidade com os padrões por meio da criação automática de saída em XHTML e fácil conversão de HTML padrão em XHTML.

O que é MX?

"MX" é uma nova família de produtos da Macromedia totalmente integrados, projectados para possibilitar a criação de conteúdo e aplicativos para a Internet mais intuitivos e fáceis de usar.

3.   Como funciona o DreamWeaver ?

Requisitos de Sistema Operativo

O Dreamweaver cumpre os requisitos definidos pelo programa representado pelo logotipo "Designed for XP" (Projectado para XP), e é totalmente integrado com o sistema operacional Mac OS 9.1 ou superior e com o Mac OS X.1, funcionando em modo nativo em ambos. Também funciona em modo nativo no Windows 98, 2000 e NT.

Windows

·

Intel Pentium II processor or equivalent 300+ MHz

·

Windows 98, 2000, NT, ME or XP

 

Netscape Navigator or Internet Explorer 4.0 or greater

·

96 MB of available RAM (128 MB Recommended)

·

275 MB available disk space

·

256 color monitor capable of 800 x 600 resolution (1024 x 768, millions of colors recommended)

 

 

Macintosh

Built for Mac OS X

·

Power Mac G3 or better

·

Mac OS 9.1 or higher, or Mac OS X 10.1 or higher

 

Netscape Navigator or Internet Explorer 4.0 or later

·

96 MB of RAM (128 MB recommended)

·

275 MB available disk space

·

256 color monitor capable of 800 x 600 resolution (1024 x 768, millions of colors recommended. Thousands of colors required for OS X.)

 

Desenvolvimento de Web Sites no DreamWeaver

No DreamWeaver, o utilizador pode ter o controle total do código e do design por meio das ferramentas visuais de Layout do Dreamweaver e das ferramentas de edição de código do HomeSite, permitindo desta forma o desenvolvimento rápido de Aplicações usando livrarias de código de modo a criar por exemplo bases de dados para formulários, browsers para navegação em páginas (Fig2). Permite o desenvolvimento rápido de aplicativos para a Internet, contando com sólido suporte às tecnologias mais recentes de servidor, inclusive ASP.NET e ColdFusion. O DreamWeaver, disponibiliza Layouts pré-Construídos,  blocos de código, estruturas de sites, formulários, e de um tradicional assistente de construção, que permite ao utilizador desenvolver um site introduzindo alguns parâmetros básicos para o desenvolvimento/configuração dinâmica e concepção da estrutura do site, de uma forma simples, rápida e eficiente (Site Setup Wizard)(Fig.1),que permitem ao utilizador o desenvolvimento rápido e simples. O DreamWeaver permite uma criação rápida de Layouts a um  nível profissional, utilizando o sistema Drag-and-Drop, de objectos, constituindo desta forma  um bom começo para a criação de código e design, desde o planejamento de uma Intranet corporativa, até a criação de um site de comércio electrónico. A existência de bibliotecas de funções JavaScript  possibilitam uma interactividade sofisticada no lado do cliente, sem necessidade de estudar livros técnicos especializados.

 

 


 

 

 


Figura 1. O Assistente de desenvolvimento do DreamWeaver


Figura 2. Ferramentas que permitem a edição rápida de código

4.   Potencialidades do DreamWeaver 

 

*  Construir sites e aplicativos de próxima geração com suporte para XML, serviços Web, XHTML e em conformidade com as normas de acessibilidade a deficientes.

 

*  Uma nova opção de área de trabalho integrada fornece um ambiente de desenvolvimento já conhecido para o usuário do Windows, com painéis totalmente acopláveis e janelas de documento com guias.

 


*  Painéis acopláveis podem ser agrupados e reduzidos ou expandidos conforme necessário, fornecendo uma área de trabalho totalmente configurável e uniforme para o Macromedia Flash e no Macromedia Fireworks.(Fig.4)

 


Figura 4. Painéis característicos do Ambiente de Trabalho do Windows

 

*  Barra de ferramentas de documento, uma nova barra de ferramentas de documentos possibilita acesso rápido a comandos frequentemente usados, como Arquivo, Abrir, Salvar e Novo, bem como à Área de Transferência. Painel de Respostas, o Painel de Respostas connecta-se directamente a recursos on-line do Centro de Suporte da Macromedia. O conteúdo é actualizado frequentemente e contém os materiais de treinamento e actualizações de suporte técnico mais recentes. Nenhum anúncio publicitário ou de promoções aparece no Painel de Respostas. Barra de ferramentas de documentos personalizada. A barra de ferramentas de documentos agora pode ser totalmente personalizada usando XML e JavaScript.(Fig.5)

 

 


 

 


 


Figura 5. Painéis e barras de acesso rápido que permitem uma economizar tempo no acesso a algumas funções

 

 

 

 

 


*  O DreamWeaver MX tem uma nova arquitectura de criação e edição de tabelas, que resulta em um processamento mais preciso de código e design de tabelas nas visualizações Padrão e de Layout. O Dreamweaver MX agora agiliza o processamento de atributos, assegurando que todos os Layouts sejam o mais enxutos possível, sem prejudicar a compatibilidade com vários browsers. (Fig.6)

 


Figura 6. Uma nova arquitectura de manipulação de Dados em tabelas

 

 

*  Banco de dados de tags personalizável, o Dreamweaver MX armazena dados da estrutura de todas as tags contidas em um banco de dados de tags baseado em XML. Esse mecanismo centralizado de armazenamento possibilita que recursos como Referências de Código, o Selector de Código e o Inspector de Tags funcionem com tags nativas e tags personalizadas importadas.

 

 

5.   Quais as suas Aplicações Práticas?

Esta ferramenta é essencialmente utilizada para o desenvolvimento de sites, para as mais diversificadas áreas:

 

*  Indústria        

 

* Aplicado aos produtos de consumo e serviços relacionados 

 

*  Designer/Desenvolvimento

 

*  Educação e Treino

 

*  Entretenimento

 

*  Finanças

 

*  Governo

 

*  Empresas Jornaleiras e Serviços Informativos (Jornais interactivos )

 

*  Serviços Profissionais

 

*  Ciência e Medicina

 

*  Tecnologia e Telecomunicações

 

*  Empresas Transportadoras

 

6.   Resultado Finais do uso deste tipo de Ferramentas

O Resultado do uso deste tipo de ferramentas é a criação de Sites em curtos espaços de tempo, de uma forma eficiente e prática. O próprio programa traz um conjunto de amostras de páginas criadas com recurso ao DreamWeaver e a uma outra ferramenta da Macromedia, usada para animar um conjunto de frames, que constituam o site.

Desta forma o DreamWeaver torna-se numa ferramenta extremamente prática para criação de sites devido às inúmeras facilidades com o objectivo de diminuir significativamente o tempo de construção de sites. Contudo, e para além do DreamWeaver disponibilizar ferramentas de edição automática de código, o programador não deverá de deixar de ter alguma experiência em programação em HTML e JavaScript, de certa forma, esta consiste numa das características do DreamWeaver que  é a possibilidade do programador recorrer à programação em HTML, ou por outro lado recorrer ao uso das técnicas de Drag-and-Drop de objectos previamente construídos para o desenvolvimento dos sites.  

 

Algumas das Amostram são as seguintes:

 

 

 

Figura 7. Sites provenientes de amostras incluídas no DreamWeaver

 

 

Figura 8. Imagem de um conjunto de frames produzidos em Flash para animação do Site

 

 

Figura 9. Exemplo do Layout de um site em desenvolvimento